Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Gravidez de risco não obriga empresa a pagar salário durante licença não remunerada

    Licença não remunerada requerida por trabalhadora da Cia. Hering, por conta de gravidez de risco, não confere o direito ao recebimento de salários, porque não houve trabalho. A decisão, da juíza Maria Beatriz Vieira da Silva Gubert - titular da 2ª VT de Blumenau -, assinala que a motivação da licença resultou de não ter sido completado, quando surgiu a necessidade do repouso da gestante, o tempo de carência para o gozo do auxílio-doença custeado pela Previdência Social.

    Segundo a autora, diante do problema, a ré entendeu que a solução seria uma licença não remunerada até o transcurso do tempo de carência. Mas, segundo documento trazido aos autos, a iniciativa do pedido de licença foi da trabalhadora. Segundo a juíza Maria Beatriz, ao contrário do que foi exposto na ação, a concordância da ré com o pedido da autora, ao contrário de lhe trazer prejuízo, buscou encontrar alternativa para a sua situação peculiar. Estando em afastamento médico, não podia gozar do benefício previdenciário de auxílio-doença, porque ainda não tinha completado o tempo de carência, deduz.

    A magistrada concluiu que a empresa poderia ter optado pela demissão da autora indenizando o período estabilitário. Preferiu, contudo, preservar o emprego da obreira, proteger o nascituro e assegurar o gozo oportuno do benefício previdenciário, acrescenta. Para ela, a autora não conseguiu provar que foi induzida ou coagida a assinar o pedido de licença. Apesar de não haver previsão na CLT para a situação criada, o encaminhamento não teria sido ilegal.

    Encontrada a solução pelas partes, a juíza entendeu que, diante da suspensão do contrato durante a licença, e não havendo trabalho prestado pela empregada, não existe obrigação da ré de pagamento dos salários requeridos.

    A autora entrou com recurso no TRT.

    Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRT/SC

    ascom@trt12.jus.br - (48)

    • Publicações1661
    • Seguidores630618
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações947
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/gravidez-de-risco-nao-obriga-empresa-a-pagar-salario-durante-licenca-nao-remunerada/2730786

    Informações relacionadas

    Janaina Vieira, Estudante de Direito
    Modeloshá 2 anos

    Modelo de Recurso Ordinário

    Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região
    Jurisprudênciahá 4 anos

    Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região TRT-2: XXXXX-32.2019.5.02.0084 SP

    Gabriella Silva, Estudante de Direito
    Modeloshá 2 anos

    Recurso Ordinário

    Antonia Ximenes, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    Limbo Trabalhista Previdenciário

    Lucas Oliveira, Estudante de Direito
    Modeloshá 2 anos

    Recurso Ordinário Trabalhista

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)